A moda é um dos termos mais usados e está presente todos os dias no nosso quotidiano mas, como é que surgiu este termo e qual o propósito? 


Muito falamos de moda e do estilo mas, poucos sabem como surgiu esta palavra e para que serve a moda. O termo moda surge do latim "modus" que significa "maneira".

Este conceito de moda nasceu por necessidade, quando os primeiros seres humanos começaram a usar a roupa para esconderem o corpo e, mais tarde, a usar peles para protegerem o corpo do frio. Entretanto, quando apareceram as classes sociais: os nobres e a burguesia usavam as roupas para enaltecer a riqueza e como uma forma de mostrarem superioridade, em relação ao povo.

No século XX, a moda foi marcada pela liberdade e as pessoas usavam todo o tipo de peças, sem regras sobre cortes ou obrigatoriedade de usar espartilhos e determinadas cores. Vivíamos uma fase mais livre e apareceram grandes estilistas como Coco Chanel que criou várias modas como o uso do blazer e de cortes mais a direito.

Coco Chanel

Atualmente, a moda é um negócio que tem um nível de faturação elevado e que permite com que se crie uma série de negócios e postos de trabalho.

A moda serve como uma forma de expressão individual e permite-nos ser o que quisermos. 
Permite-nos adaptar-nos a várias situações e ser criativos, permite-nos transmitir sentimentos através das nossas escolhas e transmitir um estado de espírito. 


Alguns dos estilos:
 romântico (Elie Saab); clássico (Burberry); preppy (Chanel) e sporty (Tommy Hilfiger).

E as tendências? As tendências surgem juntamente com uma necessidade. Se aparecem as boinas é porque há a necessidade de proteger a cabeça, se aparecem meias com sapatos é porque há necessidade de reaproveitar os saltos do verão mas com meias para manter os pés quentes e assim sucessivamente.

Qual é o propósito da moda para vocês? 
Já tinham pensado que tudo gira à volta da necessidade?

Beijinhos,